Como o BI pode melhorar a gestão de pessoas da sua empresa

A área de recursos humanos é um setor vital para qualquer empresa, uma vez que são as pessoas que garantem a sobrevivência e bom desempenho das organizações. O grande avanço tecnológico atual provocou mudanças nessa área, alterando os processos e condições de trabalho, aumentando a demanda por uma melhor qualificação dos empregados, e gerando uma maior necessidade de reter talentos.

Tendo em vista a grande quantidade de desafios lançada ao setor de RH, podemos concluir que a gestão de pessoas pautada em pressuposições e intuição ficou para trás. Hoje, o grande aliado desse setor pode ser o investimento em um sistema de gestão de pessoas. Confira neste artigo como o Business Intelligence (BI) pode atuar no RH da sua empresa.

 

TURNOVER E RETENÇÃO DE TALENTOS

O cálculo de turnover é realizado para medir a rotatividade dentro de uma empresa. Uma alta rotatividade de funcionários nunca é legal, pois esse giro de entradas e saídas de pessoas pode ser muito custoso e danoso. Para evitar esse quadro e manter a retenção de talentos, é preciso que as empresas tenham processos seletivos mais certeiros, bem como um acompanhamento adequado do desempenho do funcionário.

Nesse sentido, o BI entra em cena para buscar diminuir ao máximo a margem de erro de contratação, além de ser útil para gerar dados esclarecedores sobre a dificuldade em reter talentos, permitindo à empresa tomar diretrizes que solucionem o problema da alta taxa de rotatividade.

Primeiramente, o BI auxilia o setor de RH a conhecer a empresa a fundo, possibilitando que esse setor tenha muito bem definido o tipo de funcionário que busca. Após estabelecer critérios de seleção mais objetivos, o BI atua por meio de instrumentos que possibilitam uma visão holística dos candidatos, dos seus comportamentos, personalidades, interesses, etc. Desta maneira, processos seletivos são otimizados e a possibilidade do funcionário se encaixar e se manter na empresa aumenta.

 

PERFORMANCE

Para analisar o capital humano de sua empresa, é necessário conhecer muito bem seus funcionários e sua performance. Através do BI, é possível compilar e organizar dados que permitem correlacionar os funcionários e os lucros. Em outras palavras, a empresa se torna apta a saber, em valores, quanto cada funcionário produz e quanto ele custa.

Além de indicar as melhores e piores performances, uma boa solução de BI consegue enquadrar os profissionais em determinados padrões, indicando para o RH quais qualificações e habilidades esses indivíduos possuem e/ou podem desenvolver. Assim,  o setor consegue fazer uma melhor realocação de talentos. Ademais, fica mais fácil identificar ou incorporar a meritocracia dentro da empresa, realizar planos de carreira mais sólidos e promover sucessões que estejam mais alinhadas com os objetivos da empresa.

 

SALÁRIOS

Por meio de análises preditivas, o BI também consegue lidar com questões financeiras que estão atreladas ao setor de RH.

Através da projeção de dados promovidas pelo BI, sua empresa consegue prever alterações nas folhas de pagamento, além de identificar possibilidades de aumento salarial. Assim, é possível ter um maior controle e organização financeiro.

 

Em suma, através do BI sua empresa consegue realizar uma melhor gestão de pessoas, gerando, por consequência, um melhor desempenho da empresa como um todo. O BI permite a otimização das estratégias de retenção de talentos, facilita o recrutamento e avaliação de profissionais, gera feedbacks à equipe de forma mais rápida, aumenta o nível de colaboração dentro da empresa, garante um melhor alinhamento entre os funcionários e suas metas, acelera os processos de tomada de decisão e muito mais.


Ficou interessado em adquirir um sistema de gestão de pessoas e melhorar a administração do seu time? Entre em contato conosco!

 

Para saber sobre outras áreas da sua empresa que podem incorporar o BI, confira nosso post: Em quais áreas posso utilizar Business Intelligence?

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *