Por que investir em Business Intelligence em tempos de crise?

Não é segredo pra ninguém que o Brasil está passando por uma imensa crise econômica desde 2015. Com as retrações consecutivas do PIB, o aumento da inflação e do desemprego, e uma crescente atmosfera de dúvida e desconfiança, muitas empresas estão lutando para se manter na ativa.

Em meio a esse cenário de caos, o mercado de Business Intelligence e Analytics se mantém positivo. Isso porque é em tempos de crise que surge a necessidade de inovação por parte das empresas: ou se altera os processos que agora estão desgastados, ou se fica para trás. E neste contexto atual, a tecnologia surge como uma ferramenta essencial para ser explorada.

Em época de crise, é necessário que as decisões empresariais sejam o mais assertivas possíveis, pois não há muito espaço para se arriscar e perder. É vital que os tomadores de decisão sejam capazes de ter um olhar minucioso sobre todas as questões que envolvem seus negócios e consigam elaborar estratégias eficazes. E é visando atender essa demanda que entra em cena o Business Intelligence.

 

Mas afinal, por que investir em BI em um período de corte de gastos?

 

 

A primeira vista pode aparentar ser arriscado investir em uma solução de Business Intelligence em um período conturbado como o que estamos vivendo. Contudo, é preciso levar em consideração que decisões bem embasadas podem retomar o investimento realizado, além de auxiliar a empresa a seguir estratégias assertivas conforme a dinâmica do mercado.

Com o mercado cada vez mais competitivo, para manter a estratégia organizacional e alcançar seus objetivos, é imprescindível que as empresas conheçam seus dados e os usem a seu favor. Com o BI as empresas podem alcançar esse conhecimento, pois essa ferramenta abrange o processo de captura, organização, análise, monitoramento e compartilhamento das informações.

(Para entender melhor as etapas de um projeto de BI, confira nosso infográfico). 

Através desse processo de polimento dos dados, o BI te ajuda a:

 

IDENTIFICAR PROBLEMAS E EVITÁ-LOS

Existem muitas informações que do ponto de vista analítico são consideradas simples, mas que em meio a um grande volume de dados podem ser muito difíceis de identificar. Com uma solução de BI essa dificuldade é eliminada e se torna fácil e seguro diagnosticar seus problemas para então solucioná-los e preveni-los. Dessa maneira, você não corre o risco de ter grandes prejuízos por conta de um detalhe ou outro que deixou passar.

 

INTEGRAR SISTEMAS E DIFERENTES SETORES DA EMPRESA

Uma solução de BI possui mecanismos para integrar, compartilhar e cruzar dados de diferentes setores da empresa. Essas ferramentas otimizam o trabalho da gerência, que passa a identificar melhor quais setores devem receber investimentos, quais recursos podem ser cortados sem acarretar prejuízos, etc. Além disso, caso você já utilize um ERP e não queira perder suas informações contidas nessa plataforma, a solução de BI faz integração com esse sistema e otimiza seu uso. Assim, a empresa se torna mais eficiente.

 

PREVER TENDÊNCIAS

Outra excelente vantagem de adotar uma solução de BI é a capacidade de prever acontecimentos por meio das tendências identificadas pelas informações. E isso se aplica a qualquer segmento da empresa. Com o BI você consegue obter sistemas de previsão de demanda, indicação de oportunidades, tendências de comportamento dos clientes, e muito mais. Em tempos de caos econômico, esse fator é de extrema importância, pois permite que as empresas ajam antecipadamente e possam se preparar para o futuro.

 

REDUZIR CUSTOS

Devido a todos os benefícios que o BI oferece, a redução de custos se torna uma consequência, pois a empresa se torna capaz de gerenciar melhor seus gastos, prejuízos e lucros em todos os âmbitos. Assim, a empresa consegue definir e focar na melhor estratégia para atingir seus objetivos.

 

Em resumo, adquirir uma solução de BI ajuda sua empresa a identificar e aproveitar melhor as oportunidades de mercado, otimizar processos, aumentar a produtividade e alavancar resultados. Assim, mesmo em tempos de crise sua empresa se mantém ativa.


E você?

Sua empresa tem dificuldade em obter informações claras e objetivas? Não consegue enxergar além do passado e do presente? Dispende muito tempo em tabelas e planilhas mal-organizadas? Possui desintegração de dados e informações que não batem? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, a implantação de uma solução de BI pode ser a chave para resolver seus problemas.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *