Análise de dados: o que é e por quê você precisa dela

Com um mercado cada vez mais competitivo, não se tem mais espaço para interpretações errôneas, achismos e análises incompletas. Mais do que nunca, é preciso ter bases sólidas para tomar decisões. Por isso, a análise de dados se tornou essencial para qualquer negócio que almeja ter sucesso – independente do objetivo principal da empresa e da sua área de atuação.

Nos próximos parágrafos te explicamos no que consiste a análise de dados e como ela impacta seu negócio. Confira!

análise de relatórios

 

O QUE É ANÁLISE DE DADOS

A análise de dados consiste basicamente em pegar uma grande quantidade de dados sobre determinado assunto e estudá-los, com o objetivo de extrair respostas, soluções e conclusões. É basicamente mapear um terreno para saber a melhor forma de usá-lo e aproveitá-lo.

 

No âmbito empresarial, os dados podem ser encontrados nos mais diversos segmentos do negócio. Desde informações sobre o cliente até informações sobre estoque e produção, o banco de dados que uma empresa possui é gigantesco e vale ouro. No entanto, sem um processo de análise bem feito, os dados não passam de informações jogadas ao vento. A análise é o que organiza esses dados e torna possível a sua extração de valor.

 

COMO A ANÁLISE DE DADOS AJUDA O MEU NEGÓCIO?

A conduta da empresa deve ser muito bem planejada e estruturada para que se alcance todos os resultados desejados. É necessário que as estratégias de negócio sejam criadas a partir de informações concretas e racionais. E para conseguir essas informações e gerar um bom embasamento para decisões, o melhor caminho possível é fazer a análise dos dados empresariais.

 

É importante salientar aqui que nos dias atuais, com uma geração de dados que ocorre cada vez em uma maior velocidade e volume, essa análise é uma tarefa que demanda o uso de ferramentas da tecnologia da informação. Relatórios manuais estão ultrapassados e são extremamente dispendiosos, além de não serem muito confiáveis e abrirem uma grande margem para erros.

 

Com boas ferramentas digitais e softwares de inteligência de negócios, você consegue identificar as principais falhas, pontos críticos e potencialidades do seu negócio. É possível também identificar padrões e prever tendências, ganhando o poder de se prevenir contra eventuais problemas que possam acontecer.

 

Além disso, uma boa análise de dados é o que faz com que o gestor conheça a fundo o real cenário da empresa e do mercado, bem como as nuances centrais do negócio. A partir disso torna-se mais fácil a definição de metas e seu atingimento, a correção de falhas em processos e a otimização dos pontos fortes da empresa.

 

Em suma, processos de análise de dados auxiliam e impactam a empresa nos mais diferentes setores. Estratégias mais embasadas a partir dessa análise geram redução de custos, maior controle financeiro, decisões mais assertivas, aumento de produtividade, melhor uso da força de trabalho, campanhas de marketing que geram mais resultados, etc.

 

COMO FAZER UMA BOA ANÁLISE DE DADOS

Ao planejar sua estratégia de análise, existem 3 passos primordiais que devem ser seguidos:

 

1. Faça uma pergunta que guiará sua análise

Lembre-se sempre que nenhuma análise é feita “só por fazer”. Existe um objetivo que deve ser alcançado e uma pergunta que deve ser respondida ao fim da análise. Ao elaborar sua pergunta, não se esqueça de que ela deve buscar uma solução que irá auxiliar no processo de tomada de decisão.

 

2. Defina suas métricas

Os dados podem ser quantitativos ou qualitativos. No primeiro caso os resultados são númericos, já no segundo os resultados são mais complexos pois podem abordar as mais diversas variáveis. Nesta etapa defina com quais tipos de dados irá trabalhar e qual o melhor jeito para fazer sua tabulação. Defina todas as variáveis e categorias que irá precisar.

 

3. Escolha uma ferramenta

Existem diversos tipos de ferramentas que podem ser usadas para auxiliar no processo de dados, como por exemplo o famoso Excel e  softwares de Business Intelligence (como o QlikView e o Qlik Sense). Defina qual a complexidade da ferramenta que procura e encontre uma que se adeque às suas necessidades.

 

Resumindo, realizar uma boa análise de dados é a chave para alcançar melhores resultados e entender o verdadeiro cenário do seu negócio. Se você ainda não implementou essa cultura na sua empresa, é hora de fazê-lo!

 


 

Para saber mais, entre em contato conosco!

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *