Descubra como migrar aplicações do QlikView para o Qlik Sense

Você utiliza o QlikView, recentemente migrou para o Qlik Sense e não quer perder suas aplicações? Não se preocupe! Elas são compatíveis e é possível converter uma aplicação QlikView em Qlik Sense, respeitando certas limitações.

 

migrando aplicações do qlikview ao qlik sense

 

Como migrar minha aplicação para Qlik Sense?

O processo é simples. Basta arrastar o arquivo .qvw (extensão do QlikView) para o Qlik Sense Desktop.

Mas tome cuidado: essa operação fará com que seu arquivo .qvw seja convertido em um arquivo .qdf (extensão do Qlik Sense) imediatamente. Não haverá nenhuma confirmação.

Além disso, saiba que esse processo é irreversível. Portanto, adote a boa prática de fazer um backup do seu arquivo .qvw antes de migrá-lo do QlikView para o Qlik Sense.

 

curso online de qlik sense

 

Script, Modelo de Dados e Variáveis

Após realizar a conversão, você conseguirá ver tanto o script como toda a modelagem de dados sendo mantidos na nova aplicação no Qlik Sense. Essa visualização inclui todas as transformações e cálculos, além de todos os campos criados previamente.

Nessa fase, no entanto, você encontrará uma limitação. Ao tentar recarregar a nova aplicação, provavelmente acontecerá um erro. Isso ocorre porque você irá precisar recriar as conexões no Qlik Sense, uma vez que ele trabalha com o conceito de Libraries.

Caso isso realmente aconteça, crie novamente as conexões com as bases de dados e diretórios de arquivos ANTES de tentar recarregar sua aplicação.

Outro ponto importante de comentar aqui é que se você tinha variáveis criadas no script, elas serão mantidas na nova aplicação; já se essas variáveis foram criadas por meio da Visão Geral das Variáveis, não.

 

 

Objetos Gráficos

A interface gráfica do Qlik Sense foi completamente remodelada se comparada ao QlikView, inclusive com a adição de objetos que não existem no QlikView. Logo, não é toda a parte gráfica que é compatível e que será migrada automaticamente.

Mas não se desespere: como o modelo de dados é mantido, todas as expressões (incluindo aquelas com Set Analysis), podem ser copiadas e aplicadas a um novo objeto do Qlik Sense – simples assim!

 

 

E os QVDs?

Se você está se perguntando se os QVDs funcionam no Sense, a resposta é sim!

QVDs criados por aplicações no QlikView podem ser usados sem problemas no Qlik Sense, e ainda contam com os mesmos benefícios que o QlikView oferece – como velocidade de carga, compressão dos dados, entre outros.


 

Se após esse post você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *