6 Maneiras de Maximizar o Valor do seu BI

Hoje, com o avanço dos softwares, qualquer empresa pode utilizar Business Intelligence, independente de seu tamanho. Mas mesmo estando no mesmo nível, algumas empresas fazem com que BI seja realmente estratégico, utilizando-o como vantagem competitiva. O que gera esta diferença? Aqui você encontra algumas maneiras que podem maximizar o valor de seu BI.

1 Utilize-o em toda a organização

Onde usar BI na sua organização? Em apenas uma área ou em toda a empresa? Esta é uma dúvida frequente. Muitas empresas reservam o BI para executivos, outras utilizam apenas para o controle de vendas.

O fato é que as empresas que usam BI desta forma não estão extraindo o valor máximo de seus esforços. Ele pode ajudar qualquer departamento em sua empresa.

2 Incorpore opções self-service

Com o BI tradicional, os usuários especificavam os relatórios que precisavam e esperavam a TI construí-los. Podendo levar dias ou semanas.

Este processo é frustrante em ambos os lados, pois a TI possui um ciclo interminável de pedidos de informação e personalizações, enquanto os usuários finais ficam frustrados com  o lento tempo de resposta.

Para que o valor do seu investimento seja realmente maximizado, este processo precisa desaparecer. Deve-se dar aos usuários finais acesso à ferramentas self-service, onde eles podem ter acesso aos dados e relatórios por conta própria, sem preocupar a TI.

3 Automatize, automatize, automatize

Business Intelligence é tão bom quanto os dados por trás dele, de nada adianta se eles forem antigos ou imprecisos.

O problema é que a maioria dos dados não estão formatados corretamente para uso de uma ferramenta de BI. As empresas ficam surpresas quando percebem que não podem simplesmente colocar um software de BI sobre os seus dados existentes e imediatamente começar a gerar relatórios. Os dados devem primeiro ser consolidados em um único lugar e serem formatados para a ferramenta de BI.

Como resultado, muitas empresas recorrem a processos manuais para atender a esta necessidade. O problema é que, além deste processo desperdiçar tempo, ele leva a erros. Estima-se que quase 90% destas planilhas contêm erros significativos.

Para obter o máximo proveito do seu BI, será necessário automatizar a sua coleta de dados e sua formatação – geralmente com o uso de data warehouse e uma ferramenta de ETL (se ainda não estiver incorporado ao seu software de BI). Isto vai poupar muito tempo e reduzir erros em seus dados.

4 Estenda por todos os dispositivos

BI deve fornecer os dados necessários sempre e onde você precisar. No entanto, muitas organizações ainda limitam seu acesso a computadores.

O fato é que vivemos em um mundo móvel. Talvez os usuários precisem de um relatório em seus smartphones, ou em seus tablets. Ou, talvez, eles ainda precisam tê-lo em um computador. O ponto é, você não pode mais prever qual o dispositivo que eles irão utilizar.

Se você quer maximizar o valor do seu BI, ele deve funcionar em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

QlikView

5 Incorpore dados externos

Grande parte das empresas usam BI para responder perguntas sobre lucro, produtividade, vendas e outros.

No entanto, ignoram a mina de ouro de dados encontrados em fontes externas. Aqui está um exemplo que ilustra o potencial: O Point Defiance Zoo & Aquarium utiliza dados meteorológicos para prever a quantidade de staffs e atendentes que eles necessitarão. Na ocorrência de mau tempo, o fluxo de pessoas no jardim zoológico cai, reduzindo a necessidade de pessoal. Eles utilizam dados climáticos históricos combinados com registros de visitas, assim o zoológico é capaz de prever a quantidade de visitas com baixa margem de erro.

Muitas empresas possuem dados internos de clientes já existentes, mas não informações adicionais de clientes em potencial. A combinação de dados internos (gastos de clientes) com dados do ambiente externo (área residencial, transporte, dados demográficos, etc) pode ajudar a determinar o local para abertura de uma loja, por exemplo.

6 Torne-o mais proativo

Se você quer maximizar o valor do seu BI, configure alertas inteligentes. Faça com que um SMS ou e-mail seja enviado quando algum limite for atingido. Isso transforma-o de uma ferramenta reativa para uma ferramenta proativa, ajudando na rápida identificação de problemas.

Em resumo

Estas são apenas algumas ações para melhorar o seu BI, as possibilidades são infinitas, não deixe de aperfeiçoar suas ferramentas!

Referência: http://www.smartdatacollective.com/mrcuser/414002/6-ways-maximize-value-business-intelligence

Para saber mais, entre em contato conosco!