Conectando Dados para Conectar Pessoas – O Caso da Polycom

Este material foi originalmente publicado pela Qlik. Confira o artigo original aqui.


demonstracao-qlik-sense

 

Nunca é tarde demais para recorrer à análise de dados, mesmo para uma multinacional já estabelecida, como a Polycom. Com sede na Califórnia, a Polycom emprega cerca de 2.800 pessoas, possui mais de 950 patentes de tecnologia e fornece soluções para mais de 400.000 clientes.

Do seu escritório para escritórios em todo o mundo, a Polycom ajuda os clientes a desafiar a distância para conectar pessoas e aumentar a produtividade. É fácil ver como uma empresa dessa magnitude se beneficiaria verdadeiramente de uma análise de dados eficiente e efetiva.

A Polycom estava tendo problemas para extrair informações relevantes de seus dados, particularmente dentro de seu departamento de marketing. Eles precisavam de relatórios rápidos e de uma metodologia para criar um alinhamento dentro do departamento. Mais importante ainda, eles queriam uma resposta melhor para a seguinte pergunta: qual era o impacto de suas campanhas de marketing?

 

 

A equipe de marketing da Polycom estava extraindo relatórios baseados no Excel da Salesforce para suas análises, mas logo percebeu que esse recurso era limitativo. Ao invés de ver a história por trás dos dados do cliente, a Salesforce apenas fornecia o “último toque” ou o encontro final entre o cliente e a Polycom. Havia tendências e informações limitadas sobre toda a história dos dados.

O marketing utiliza diferentes estratégias ao longo da jornada do comprador, então, quando a única coisa que a equipe podia ver era a interação de marketing final e não como o cliente chegou a esse ponto, uma grande deficiência foi apontada. A equipe de marketing da Polycom decidiu que precisava de mais de seus dados.

 

“Estávamos perdendo tempo com as pessoas copiando e colando dados de vários lugares e apresentando-o de maneiras diferentes. Faltava uma consistência global nos relatórios. Precisávamos de uma única fonte de verdade – um auto-serviço que nos ajudasse a acessar os dados”, disse Pia Rieppo, Diretora de Operações de Marketing.

 

Enquanto outros departamentos da Polycom usavam o QlikView há anos, o departamento de marketing da Polycom foi o primeiro a empregar o Qlik Sense. No ano passado, o Qlik Sense foi implantada em todo o departamento para 160 usuários. Foi criada uma plataforma central de relatórios de “fonte única de verdade”. A equipe recebeu relatórios da Salesforce e do Excel e os coalizou sob um mesmo teto usando o Qlik Sense.

Com mais de 8 painéis criados no Qlik Sense, a equipe de marketing da Polycom poderia finalmente responder a perguntas-chave sobre desempenho. Por exemplo, a equipe agora tinha uma maneira mais fácil de determinar quantos dólares estavam sendo trazidos por cada campanha levando em consideração todas as interações da campanha de marketing. (Isto é conhecido como atribuição de campanha multi-toque na indústria.) De acordo com Rieppo:

 

“Estou entusiasmada com as capacidades de análise de dados que o Qlik Sense oferece. Nós usamos essa ferramenta para criar painéis de relatórios holísticos mais consistentes e eficientes. O marketing é cada vez mais uma função rica em dados com uma infinidade de fontes de dados diferentes; a Qlik está bem posicionada para ajudar o marketing a extrair o valor de todos esses dados para gerar decisões-chave que, em última instância, têm um impacto positivo na melhoria de gastos do nosso orçamento.”

 

Ao implementar o Qlik Sense, o tempo gasto em relatórios e reconciliação de dados foi amplamente reduzido. A tomada de decisões também foi melhorada, graças a essas novas visões consistentes e ricas em seus dados. O Qlik habilitou a Polycom a ver não apenas os últimos números, mas também o histórico e padrões significativos por trás deles. A história de marketing da Polycom é um lembrete de que não é necessário ser um especialista em TI para ser um campeão de dados, como ilustrado por Rieppo:

 

“Com a Qlik, saímos da intuição para saber exatamente o que está funcionando. Utilizar as planilhas do Excel era algo que consumia nosso tempo, mas hoje esse quadro mudou pois nossa equipe pode mudar os filtros no Qlik Sense e facilmente destrinchá-lo em mais detalhes.”

 

A equipe de marketing da Polycom planeja ir mais longe com a Qlik com a incorporação de fontes de dados adicionais, como Eloqua, fontes externas de mídia social e muito mais. Manter o mundo conectado não é um trabalho simples, mas a Qlik está feliz em fornecer todas as análises intuitivas que a Polycom precisa para tornar essa tarefa um pouco mais fácil.


Se identificou com o caso da Polycom? Melhore o desempenho do seu Marketing também!

demonstracao-qlik-sense

Para mais informações, entre em contato conosco!