4 Tendências para o Business Intelligence em 2019

É um momento de consolidação e crescimento para o mercado de Business Intelligence. O ano de 2019 promete bastante e mais do que apenas continuar melhorando o trabalho realizado como profissional ou empresa, há algumas tendências que, se levadas em consideração, podem ajudar a se posicionar com destaque no mercado.

 

 

Essas disposições e inclinações do segmento impactarão em alguns temas e elementos já bem presentes e até mesmo inerentes ao trabalho de Business Intelligence. Usabilidade, confiança na tecnologia, visualização otimizada de reports e gráficos são alguns exemplos de dispositivos que poderão ser refinados ou sofisticados.

 

BUSINESS INTELLIGENCE EM 2019: AS 4 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

O objetivo de uma ação de Business Intelligence é ajudar as empresas, independente de segmento ou tamanho, a alcançar alguns objetivos como tomar decisões mais eficientes, aumentar lucro e competitividade e otimizar as operações. Se planejar para o futuro observando as tendências é imprescindível.

 

1. Linguagem

Os propósitos e objetivos de uma estratégia de Business Intelligence só podem ser de fato alcançados com a informação sendo absorvida e compreendida. Com cada vez mais profissionais de diferentes setores e por variadas necessidades buscando informações derivadas de dados, a linguagem empregada torna-se um fator cada vez mais relevante.

Portanto, a tendência é tornar a forma de relação e interação com um sistema cada vez mais natural e humana. Um exemplo é a forma de se fazer perguntas, por exemplo, se aproximando mais com a linguagem e forma como as pessoas interagem entre si. É levar a busca, pesquisa e análise de dados para quem não é especialista.

Um dos próximos passos, inclusive, está em utilizar pesquisas realizadas por voz, podendo, a longo prazo, substituir a pesquisa por texto.

 

 

2. Storytelling e Dados

Já é bastante claro que dados vistos de modo isolado podem se tornar muito mais um empecilho do que uma ferramenta. Os dispositivos de Business Intelligence, quando bem usadas, ajudam a gerar conhecimento e levar uma organização a conquistar mais resultados. No entanto, se faz cada vez mais necessário que essas informações estejam ligadas a uma narrativa e um contexto apropriado.

Com gráficos mais sofisticados e visualização de dados sendo uma questão relevante, a crescente demanda e necessidade do mercado é por Business Intelligence guiado por uma longa história. Ainda não há uma ferramenta que o faça isso isso de forma completamente satisfatória ou a ponto de ocupar uma liderança ou privilégio no mercado.

Com funções se tornando cada vez mais automatizadas, o elemento humano de construir essas narrativas pode acabar sendo um diferencial ou, até mesmo, em alguns casos, garantia de sobrevivência no mercado.

Muitas vezes, também, isso pode ser um trabalho colaborativo e que envolve outros setores da estrutura organizacional. De maneira coletiva, é possível pensar em formas mais eficientes de se transmitir as mensagens necessárias.

 

3. Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é um tema que tem cada vez mais destaque na mídia. Por esse crescente interesse, vários setores estão buscando intersecções com o tema. Empresários estão apostando nisso para conseguir mais resultados. Apesar de poder parecer um mero modismo, no caso de Business Intelligence, essa associação pode ser muito frutífera.

O fato é que os métodos e meios cada vez mais se transformarão para que a inteligência artificial possa criar novas oportunidades de se otimizar recursos. Essa integração, por exemplo, pode ajudar um sistema a responder alguma pergunta de forma mais intuitiva e dinâmica ou quase que “aconselhar” na tomada de decisões em vários setores.

 

 

4. Machine Learning

Quase que similar, nesse aspecto, ao debate em torno da Inteligência Artificial, são também vários os segmentos que podem se beneficiar por Machine Learning. No caso de BI, há uma certa expectativa que os sistemas se tornem progressivamente mais intuitivos.

Os sistemas poderão e deverão aprender com quem os usa de forma a reconhecer previamente, por padrão de consulta, as necessidades do usuário.

 

Essas são apenas as principais tendências para 2019. São vários os outros assuntos que vão dominar o ano e, se você não quer ficar de fora, fique ligado no blog da BIX.

Por aqui, nós estamos sempre acompanhando as tendências do mercado e adotando as medidas necessárias para entregar as soluções mais modernas para os clientes. Agende uma conversa conosco para conversarmos mais sobre Business Intelligence!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *