5 dúvidas comuns sobre Business Intelligence respondidas

Já foi dito, repetido e exaurido: Business Intelligence é algo importante a ser empregado para que uma empresa ou organização possa conseguir mais resultados. Isso já é conhecido do mercado e algo intrínseco do BI.

 

 

O que também já é bem estabelecido é que, independente do segmento, empresas geram dados, então, não há nenhuma dúvida quanto a “como gerar dados” ou a sua importância. De fato, eles têm o seu valor cada vez mais reconhecido e é vista a necessidade de se ter uma equipe dedicada e experiente cuidando deles.

Porém, ainda existem certos receios ou dúvidas que precisam ser esclarecidos. Em especial, se você ainda não conhece muito sobre essa solução ou possui pouca experiência na área. Visando solucionar esse problema, listamos 5 das mais comuns dúvidas a respeito de Business Intelligence:

 

1. COMO BUSINESS INTELLIGENCE PODE ME AJUDAR?

Numa explicação bem básica, pode ajudar transformando os dados brutos em conhecimento, fornecendo insights ou respondendo perguntas. Neste último caso, quanto mais específica for a pergunta que se quer respondida, maior a eficiência do BI.

Mas não é, obviamente, algo simples como juntar esses dados e ver a empresa crescer. É necessário estabelecer e reconhecer quais são as métricas que serão analisadas, por exemplo, como chegar até elas e quais fatores as influenciam. Com essa relação estabelecida e os valores organizados, aí sim, é possível ver como melhorar os indicadores. Isso pode parecer meio óbvio, mas ter essas dimensões é essencial para evitar que tempo e dinheiro sejam desperdiçados.

Alguns exemplos de métricas:

  • Receita
  • Lucro
  • Leads convertidos
  • Contatos gerados
  • Tempo investido

Também é importante saber para onde quer se levar essas métricas. Tudo isso ajuda a tornar o BI mais eficiente. A própria BIX, por exemplo, conseguiu curmprir a sua meta moonshot de 2018.

Resumidamente, melhor que perguntar “como posso crescer” é, por exemplo, “qual a campanha que desenvolvi no último ano que gerou mais contatos e como repeti-la”?

 

 

2. QUAIS DADOS SERÃO AVALIADOS?

Todos os setores e departamentos de uma empresa –  todos mesmo – geram dados e podem ajudar a formular uma estratégia.

Podem ser dados de CRM, financeiro, redes sociais… Tudo é útil. Porém, dada a abundância disso, é importante fazer a filtragem de quais serão empregados, tendo em vista as métricas e objetivos – como dito anteriormente.

Fora isso, também é imprescindível que esses dados sejam sólidos e confiáveis. Se eles não forem bons, o resto da cadeia também é comprometida.

 

3. COMO OS INSIGHTS SÃO APRESENTADOS?

O trabalho de BI só pode ser considerado eficiente se a informação é apresentada com qualidade para o cliente. Dados confusos e perdidos são justamente o motivo pelo qual se aplica uma solução de Business Intelligence. Afinal, muitas vezes, há pressa para as decisões e, portanto, os dados devem estar caracterizados corretamente.

No caso de gráficos, por exemplo, são vários os tipos. Sempre haverá o mais apropriado para a informação e quem irá recebê-la. Porque é assim que, idealmente, o produto de um serviço de BI é entregue: Otimizado e personalizado.

Há hoje, inclusive, diversas ferramentas que permitem simular e aplicar testes ou analisar tendências.

 


4. QUEM USA ESSES INSIGHTS?

De modo geral, as informações são pensadas para ajudar tomadores de decisão. Por isso, é um trabalho muito associado ao alto escalão das empresas. No entanto, é importante que seja esclarecido que os insights provenientes de Business Intelligence podem ser aplicados em qualquer nível de uma organização.

Informações sobre quem será esse tomador de decisão – necessidades, habilidades, experiência, conhecimento, linguagem – ajudam a tornar o produto mais efetivo e personalizado.

Pode-se pensar que, portanto, ter uma equipe de BI dentro da empresa pode ser uma vantagem em relação a uma consultoria. Porém, é esquecer também que uma equipe externa, muitas vezes, pode trazer novos olhares e um vigor diferenciado.


5. QUAL O PREÇO?

Essa pergunta não pode ser respondida diretamente. São vários os serviços, propostas, abordagens, produtos e soluções. Mas alguns pontos podem ser considerado nessa questão.

Cada vez mais, uma cultura de dados está se tornando comum a organizações e instituições de todos os níveis. Dados estão sendo vistos como uma referência necessária e há um grande interesse pelo tema.

Por conta disso, hoje, é muito mais fácil conseguir uma empresa que forneça uma solução baseada em dados do que há 10 anos, por exemplo. Diversas tecnologias são desenvolvidas rotineiramente e certamente há uma acessível para o seu negócio.

Essa pluralidade é extremamente benéfica para o mercado. Assim, o trabalho fica cada vez mais refinado, sofisticado e o cliente tem as suas expectativas preenchidas. Aqui na BIX, por exemplo, realizamos um serviço de consultoria e treinamentos. Conheça os nossos serviços para entender mais sobre o tema.

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *