Dados trazem inteligência para o setor supermercadista

Estivemos presentes, à convite da organização, para acompanhar a 32ª Exposuper (Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas). O evento aconteceu em Joinville (SC) dos dias 25 a 27 de junho e contou com 250 expositores, 50 palestras e recebeu 37 mil visitantes. A edição de 2020 já está confirmada para o final de junho do ano que vem. 

 

 

O evento representou a importância do setor supermercadista para a economia catarinense: É responsável por 85 mil vagas de trabalho e por faturar 23 bilhões de reais. Apesar desses números impressionantes, a inovação se faz bastante necessária e foi abordada em vários momentos. Tanto é que o tema da Exposuper 2019 foi “Varejo em Transformação”.

 

INOVAÇÃO PARA O VAREJO SUPERMERCADISTA

Na manhã da quarta-feira (26), foi firmado um termo de cooperação entre a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) para criar um Ecossistema Tecnológico de Inovação para o Varejo catarinense. Pouco antes, ocorreu um painel com membros da vertical de Varejo da ACATE – da qual a BIX Tecnologia é membro.

 

 

A palestra magna do dia foi com Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria e Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Com o tema “A Transformação do Varejo”, falou sobre as principais tendências e oportunidades para o setor dos supermercados, apontando mudanças no cenário brasileiro e no mundo. 

 

Terra também falou sobre como os clientes estão mais ágeis que as empresas em adotar e utilizar tecnologias, as quais são muito importantes em resolver quaisquer atritos que possam surgir e dificultar a experiência do consumidor. E a tal transformação do tema só é alcançada combinando experiência e produtividade – e não existe produtividade sem processos bem definidos. 

 

DADOS TRAZEM INTELIGÊNCIA EM TODA A CADEIA DE COMPRAS

Uma das apostas mais inovadoras e essenciais para o Varejo e o setor supermercadista está no uso de dados para a personalização de anúncios, que é feita cruzando informações obtidas do consumidor e de várias outras fontes. “As pessoas começam a sentir o varejo mais próximo delas. Num outro extremo, que é o varejo zero orientado para dados, que é com ofertas aleatórias, massificadas, muitas vezes, não se identificam com aquilo.”

 

Em conversa depois do evento com a equipe da BIX Tecnologia, Eduardo Terra ainda falou que, além do Marketing, o uso de dados pode beneficiar todas as dimensões de um negócio: Supply Chain, Compras, Abastecimento, Equipe, Expansão… “Vai mudar desde o estoque, trazendo inteligência em toda a cadeia de compras.”

 

 

APOSTA CERTEIRA

O evento mostrou que o setor é grande, mas possui potencial para se expandir ainda mais. E tudo está na aposta em inovação. A BIX Tecnologia está sempre buscando se inovar e levar a expertise em Business Intelligence e Análise de Dados para as mais diversas empresas, procurando sempre melhorar o mercado. 

 

Seja você do setor supermercadista ou do Varejo, entre em contato conosco para ver o potencial de crescimento que a sua empresa pode ter se começar a extrair mais inteligência dos dados que gera.

 

Se quiser continuar vendo como Business Intelligence e Análise de Dados podem ajudar o Varejo, leia:

 

As estratégias da Best Buy para sobreviver no varejo

 

E-commerce + Business Intelligence = Parceria para lucrar mais

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *