Tenha em mente esses 3 pontos ao desenvolver um projeto de tecnologia

O início de um novo ano é uma ótima oportunidade de rever as metas determinadas e colocá-las em prática – e isso também se aplica a um novo projeto de tecnologia! Afinal, qual a melhor maneira de fazer as coisas acontecerem?

No entanto, antes de iniciar um novo projeto, é imprescindível ter em mente três pontos-chave. Quer saber quais são? Continue a leitura!

projeto de tecnologia
Foto por Marvin Meyer

1. Onde você quer chegar com esse novo projeto?

Esse subtítulo pode parecer uma provocação. Mas, afinal de contas, de nada adianta desejar construir um novo projeto de tecnologia se você não tiver em mente o que deseja realizar e quais objetivos almeja alcançar.

Deseja obter melhores resultados quando o assunto são métricas de Customer Success? Desenvolver um projeto de Machine Learning para analisar concorrentes? Armazenar seus dados na nuvem?

Independentemente do objetivo, é imprescindível certificar-se de que você estará pronto para o sucesso antes de assumir qualquer outro compromisso. Para isso, defina o que você espera conseguir, quem utilizará e irá interagir com esse projeto, bem como qual será o tempo necessário para todo o processo de desenvolvimento.

2. Tenha um orçamento para seu projeto de tecnologia

Isso pode ser complicado, pois você provavelmente não sabe quais custos enfrentará com antecedência. Porém, a dica é: faça o possível para planejar gastos como taxas de hospedagem, custos de software e quaisquer outras despesas que possam surgir durante o desenvolvimento.

Lembre-se: definir um orçamento não garante que tudo dará certo com seu projeto de tecnologia. Além disso, não significa que você estará completamente preparado para os problemas que podem ocorrer

Contudo, ter um orçamento planejado pode lhe dar uma ideia de quanto dinheiro está disponível para atingir essas metas, quais são seus riscos financeiros e se vale a pena alocar mais fundos para atingir o sucesso.

3. E se o projeto não entregar os resultados que deveria?

Pode até parecer meio pessimista da nossa parte, mas precisamos ser honestos: mesmo que você tenha feito tudo certo e desenvolvido um ótimo plano, as coisas ainda podem dar errado com seu projeto de tecnologia ao utilizá-lo no mundo real.

Por isso, você deve ter um plano B, um backup para ter o que fazer caso o seu projeto de tecnologia não saia conforme o planejado. Além disso, é importante ter em mente como você lidará com possíveis contratempos que possam ocorrer.

Idealmente, esse plano de backup não deve envolver cortes de custos ou colocar em risco outras áreas do seu negócio. Mas, às vezes, pode ser necessário trazer de volta o equilíbrio financeiro e garantir que seu negócio permaneça sustentável a longo prazo.

Conte com a BIX Tecnologia para desenvolver seu projeto de tecnologia em dados!

As organizações geralmente iniciam novos projetos de tecnologia na esperança de atingir determinados objetivos. Porém, é importante ter um ótimo plano sobre o que fazer se o projeto não for bem-sucedido ou não atingir seus objetivos.

Ao ter um plano para lidar com esses contratempos e riscos, você pode evitar armadilhas e aumentar suas chances de sucesso com seu projeto de tecnologia.

Caso precise de ajuda, temos consultores especializados prontos para o ajudar a começar a desenvolver o seu projeto! Clique no banner abaixo e entre em contato conosco!