Tendências de BI para 2018

Em 2017 o mercado de business intelligence esteve em destaque. A otimização dos processos de gerenciamento de análise de dados foi uma estratégia indispensável para as empresas data-driven. Este ano, o Business Intelligence será um assunto que continuará em pauta. Confira abaixo as grandes tendências de BI para 2018!

previsão do mercado de BI para 2018

 

1. Armazenamento de dados na nuvem e nuvens múltiplas

A capacidade e infraestrutura prática do armazenamento em nuvem andarão lado a lado com as estratégias de BI. Segundo a IDC (International Data Corporation), 55% dos softwares e ferramentas serão hospedados em ambientes de cloud computing. As infraestruturas que fazem parte do mercado de BI seguirão esse caminho.

Além da consolidação do armazenamento de dados na nuvem, o debate sobre nuvens múltiplas (multicloud) estará mais forte do que nunca. O multicloud é um recurso promissor, pois contratando vários fornecedores as empresas conseguem driblar a possibilidade de inatividade. Assim, não correm o risco de depender de um único servidor. Segundo um estudo da Gartner, até 2019 a estratégia de nuvens múltiplas será implementada por 70% das empresas.

 

2. Um BI mais horizontal

Cada vez mais as informações serão disponibilizadas em forma de tabelas, gráficos e dashboards. Todos formatos que podem ser personalizados de acordo com as preferências do usuário. Com as melhorias constantes na visualização de dados e na usabilidade das ferramentas de BI, usuários de todos os tipos terão capacidade de extrair informações valiosas da solução.

Uma consequência da maior democratização dos dados de BI nas empresas é que as ferramentas em alta serão as do tipo self-service. Segundo Rita Sallam, vice-presidente da Gartner, a integração de dados self-service irá reduzir significativamente o tempo e a complexidade que os usuários enfrentam ao preparar seus dados para análise. Ademais, essa integração desconcentrará as ações da TI, expandindo-as para o usuário de negócios.

 

3. Fortalecimento da Internet das Coisas 

Quanto mais dispositivos conectados à internet, maiores as oportunidades de coletar dados do seu público alvo. É justamente disso que se trata a IoT: internetworking de todos os tipos de dispositivos que são incorporados com sensores, softwares, e ferramentas que capacitam a conexão desses objetos à web.

A IoT tem a capacidade de coletar os mais diversos tipos de dados, podendo ser uma grande aliada das ferramentas de BI. Segundo a IDC, os gastos com IoT alcançarão US$ 772 bilhões em 2018.

Quer saber quais as outras inúmeras tendências para o mercado de BI em 2018? Separamos o relatório completo feito pela BARC para você!

tendências de BI para 2018 segundo a barc